Local onde Schindler salvou 1200 judeus será aberto ao público na República Tcheca

  • 13/05/2025
Local onde Schindler salvou 1200 judeus será aberto ao público na República Tcheca

O local onde o alemão Oskar Schindler salvou 1.200 judeus durante a Segunda Guerra Mundial se tornou um museu, na República Tcheca.

A antiga fábrica têxtil de Schindler, na cidade de Brnenec, vai homenagear os sobreviventes do Holocausto da região e lembrar do heroísmo do industriário que enganou os nazistas para salvar judeus e judias do extermínio.

No último final de semana, o Museu dos Sobreviventes recebeu os primeiros visitantes após sua inauguração na quinta-feira (8), dia do 80° aniversário do fim da 2ª Guerra Mundial.

O museu, instalado na parte reformada da fábrica, apresenta a história de Schindler, sua esposa Emilie, e dos judeus que moravam na região, junto com os testemunhos de sobreviventes do Holocausto. 

O local ainda possui um espaço para exposições, palestras, exibições de filmes e concertos, além de um café.


A antiga fábrica de Schindler em Brnenec foi transformada em museu. (Foto: Fundação Arks).

O museu foi uma iniciativa do judeu Daniel Löw-Beer. Seus antepassados compraram a fábrica em Brnenec em 1854 e a transformaram em uma das fábricas de lã mais importantes da Europa.

"Tivemos que fugir para salvar nossas vidas, perdemos um pouco de nossa história, então colocar um pouco de história de volta em um lugar e, esperançosamente, trazer à tona também a história de Oskar Schindler e da vila é o que estamos fazendo hoje", disse ele, em entrevista à Associated Press.

Hoje, seus familiares estão espalhados pelo mundo. "Tenho o prazer de colocar um pouco da minha família de volta ao local porque eles eram sobreviventes. Meu avô morava aqui, meu pai morava aqui, e então o mundo foi destruído um dia em 1938", contou Daniel.

Em 2019, Löw-Beer criou a Fundação Arks para financiar a compra da fábrica e fazer sua reforma para transformá-la em um museu. Em parceria com a comunidade local, Daniel iniciou a restauração do local que estava negligenciado.

A primeira etapa da reforma foi concluída, mas há muitos edifícios para serem restaurados, incluindo o escritório de Schindler, o quartel das tropas da SS (a polícia do estado nazista) e todo o prédio onde os trabalhadores judeus viviam e trabalhavam.

Resgate de judeus

Quando os nazistas se aproximaram em 1944, Schindler criou uma lista de trabalhadores judeus, alegando que eles eram necessários para o funcionamento da fábrica em Brnenec e assim os protegendo.

Além disso, Schindler conseguiu interromper o transporte de 300 judias que estavam indo para o campo de extermínio de Auschwitz.

Em outra ação ousada, a esposa de Schindler, Emilie, liderou um esforço para salvar mais de 100 prisioneiros judeus que chegaram a uma estação de trem próxima, em vagões de gado lacrados, em janeiro de 1945.

Em 1962, Emilie e Oskar Schindler receberam o título de “Justo entre as Nações” pelo memorial Israelense do Holocausto Yad Vashem, em homenagem aos seus esforços de resgate durante a Segunda Guerra.

A história do casal foi contada no filme de Steven Spielberg, "A Lista de Schindler", em 1993.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/local-onde-schindler-salvou-1200-judeus-sera-aberto-ao-publico-na-republica-tcheca.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Anderson Freire

Raridade

top2
2. Bruna Karla

Advogado Fiel

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes